CASAMENTOS

A celebração do matrimónio católico tem dois processos prévios visto que o matrimónio católico tem também efeitos civis. O processo civil trata-se na Conservatória do Registo Civil e o processo religioso trata-se habitualmente na paróquia da noiva. Se o casamento for celebrado na paróquia do noivo é conveniente tratar aí o processo. A paróquia onde será celebrado o matrimónio é da escolha dos noivos uma vez obtida a anuência do respectivo pároco.

Para o processo religioso, habitualmente só é necessário o Cartão de Cidadão dos noivos e as respectivas Certidões de Baptismo e Atestados de Estado Livre, estas últimas facilmente obtidas através da paróquia que organiza o processo. Para testemunhar o ato é necessário apresentar duas testemunhas.

O processo deve iniciar-se seis meses antes da data prevista para o casamento. Os noivos devem dirigir-se, pessoalmente, ao cartório paroquial nos horários de acolhimento.

• Branca Ícone Instagram
  • Branco Facebook Ícone